Vem aí a 5ª Edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2017)

A 5ª Edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2017) é um evento promovido pela UFG (Instituto de Informática), IFGoiano e IFG. A ERI-GO 2017 será realizada em conjunto com a Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO) e com o Fórum Goiano de Software Livre (FGSL), contribuindo assim para uma maior integração entre a comunidade goiana de pesquisadores e discussão de temas relevantes nas áreas de Informática em geral, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários.
 
Esta edição do ERI-GO tem como objetivos: (a) estimular ações de pesquisa, mercado de trabalho, ensino e extensão sobre informática em geral nas instituições de ensino superior e técnico, como também centros de pesquisa no Estado de Goiás, baseado em trilhas dos principais cursos de Informática em Goiás, no Brasil e no mundo de acordo com ACM (Association for Computing Machinery), por exemplo, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e Engenharia e afins; (b) tornar público os projetos de SL desenvolvidos regionalmente. A ERI-GO 2017 ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017, em Goiânia-GO. Além das sessões técnico-científicas que contam com a apresentação dos artigos selecionados por um comitê técnico-científico altamente qualificado, a ERI-GO 2017 incluirá várias outras atividades conforme pré-definido na programação (divulgação em breve). Dentre essas atividades, estão palestras, oficinas e demonstrações de tópicos atuais, como também projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico desenvolvidos aqui no estado de Goiás.
 
Autores são convidados a submeter artigos escritos em língua portuguesa ou inglesa. Basicamente, existem dois formatos de artigos: completo e curto. No formato de Artigo Completo são esperados trabalhos com resultados mais consolidados e significativos, com emprego mais rigoroso de metodologia cientifica, de preferência que lidam com problemas de cunho científico. No formato de Artigo Curto são esperados trabalhos com resultados preliminares e menor rigor na metodologia científica, onde a parte técnica e tecnológica deve estar mais em evidência. Cada artigo será avaliado por dois ou mais especialistas, e os melhores ARTIGOS COMPLETOS avaliados pelo comitê técnico-científico da ERI-GO serão convidados para a submissão de uma VERSÃO ESTENDIDA do artigo aceito na ERI-GO para a Revista de Sistemas de Informação da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA), seguindo as normas de submissão e avaliação definidas pela mesma. Mais instruções específicas aos autores podem ser encontradas nos seguintes Web sites: http://erigo.sbc.org.br/p/128-chamada-de-trabalhos e http://www.inf.ufg.br/erigo/
 
 
A Escola Regional de Sistemas de Informação de Goiás (ERSI-GO) traz como tema a tríade "ciência, tecnologia e mercado". O tema deste ano busca aprofundar as discussões sobre o papel dos profissionais de Sistemas de Informação na sociedade, bem como a importância de haver cooperação entre a academia e o mercado de trabalho. É esperada a participação de alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e praticantes da indústria.
 
A programação da ERSI-GO contará com diversas atividades que se destacam pelo seu alto nível técnico-científico e que cobrem diferentes aspectos, incluindo palestras com especialistas convidados, representantes da academia, indústria e governo, sessões dirigidas para produção intelectual, minicursos de diversas áreas e feira das profissões. A feira das profissões busca apresentar oportunidades aos alunos e fazer com que os mesmos conheçam de perto o que vão fazer depois de formados, enquanto que  as empresas expositoras apresentarão quais são os perfis ideais dos profissionais de  sistemas de informação que elas procuram, o que também permite que a universidade se mantenha atualizada em relação às mudanças do mercado.
 
 
 
A 5ª Edição da Escola Regional de Informática de Goiás (ERI-GO 2017)