Pesquisadores do INF tem projeto selecionado na chamada Brasil-União Europeia

O Instituto de Informática, em consórcio com outras 11 instituições, sendo 4 européias e 7 brasileiras, teve um projeto selecionado na 4.ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto NECOS: Novel Enablers for Cloud Slicing envolve 14 pesquisadores europeus e 13 pesquisadores brasileiros, sendo dois do Instituto de Informática: a professora Sand Luz Corrêa e o professor Kleber Vieira Cardoso.

O NECOS aborda as limitações das atuais infraestruturas de computação em nuvem para atender à demanda de novos serviços. A solução prevista é baseada em um novo conceito, chamado Lightweight Slice Defined Cloud (LSDC), que permite ampliar a virtualização para todos os recursos nas redes e centros de dados envolvidos, com um gerenciamento uniforme e alto nível de orquestração. O objetivo do projeto é desenvolver os algoritmos de gerenciamento e orquestração e as APIs que deverão aprimorar a solução NECOS, que será baseada em plataformas de software abertas de última geração.