Workshop de trabalhos de Inteligência artificial da pós-graduação do INF

Quem visitou o INF nos dias 14 e 15 de agosto pode perceber a grande movimentação de pessoas pelos corredores e áreas de convivência do instituto. O Workshop de Trabalhos de Inteligência Artificial atraiu inúmeros visitantes que puderam acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos  alunos de graduação e pós.

Ao todo foram apresentados 27 trabalhos, expostos por meio de banners e de apresentação oral dos autores de cada projeto. A exposição foi dividida em duas categorias: a primeira referente aos trabalhos do curso de Redes Neurais Profundas (Deep Learning), ministrado somente na pós-graduação e a segunda categoria referente aos trabalhos dos cursos de Algoritmos de Reconhecimento de Padrões dos alunos de pós-graduação e de Inteligência Computacional, realizado pelos estudantes da graduação. Ao final da mostra, jurados convidados, professores e público em geral votaram nos melhores projetos, posteriormente premiados como destaque da exposição.

Para cada grupo foram eleitos três vencedores nas seguintes categorias: escolha do júri convidado, dos professores e do público visitante em geral. Entre os trabalhos de “Redes Neurais Profundas” os vencedores foram:

• Escolha do Júri convidado: Análise Preditiva de complicações em pacientes diabéticos desenvolvido por Rafael Teixeira;
  • Escolha do público visitante: Harpia: Reconhecimento facial em tempo real para segurança pública desenvolvido por Jones José;
  • Escolha dos professores: Geração de imagens e vídeos artificiais para aplicações de mixed reality.

Já na categoria “Algoritmos de Reconhecimento de Padrões” e “Inteligência Computacional” os vencedores foram:

• Escolha do Júri convidado: Predição de cancelamento de assinaturas (Churn) desenvolvido por Breno Oliveira;
  • Escolha do público visitante: Identificação de indivíduos através de perturbações no sinal eletromagnético do WiFi;
  • Escolha dos professores: TensorNet: Um novo método de classificação de protozoários a partir de imagens hiperespectrais usando decomposições tensor.

Para o professor Anderson Soares, um dos organizadores do evento, o intuito principal do Workshop  foi prestigiar o talento dos alunos do Instituto de Informática e apresentar de forma compreensível à comunidade não-acadêmica as aplicações acerca da Inteligência Artificial. Ainda segundo o professor, o evento foi um marco muito positivo para o INF,  visto a visibilidade conquistada para os projetos desenvolvidos no Instituto.  O sucesso foi tamanho que um dos jurados convidados decidiu patrocinar uma segunda edição do Workshop. A exposição “Inteligência Artificial: O Futuro é Agora” aconteceu na última sexta-feira (25/08) no Castro’s Park Hotel, em Goiânia.

Confira as fotos do evento, clique aqui: