OBI

Primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática de 2020 acontecerá online e o INF já vem se preparando

A competição visa alunos dos ensino fundamental, médio, técnico e que estão no primeiro ano de graduação.

OBI

A OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de atividades que envolvem desafios, engenhosidades por meio de competições.

Todos os anos o Instituto de Informática realiza o treinamento para a OBI com alunos que já participaram e também professores. O treinamento é destinado para qualquer aluno que esteja no primeiro ano da graduação.

A competição ocorre em três fases, sendo cada uma composto por uma prova com questões que exploram diversos algoritmos e técnicas de programação. A primeira fase da OBI 2020 ocorrerá em junho. Os alunos são selecionados para a próxima fase de acordo com a pontuação obtida na fase anterior.

Todos os anos os melhores participantes são premiados com medalhas e méritos de honra. Além de ser uma experiência com um vasto conhecimento em técnicas de programação, algoritmos e desenvolvimento do raciocínio lógico, além de proporcionar aos estudantes momentos de trocas e diversão.

Durante o isolamento social os estudantes estão estudando através de resolução de listas de exercícios na plataforma URI e Neps Academy. Os professores e alunos apresentam o conteúdo e auxiliam os alunos nas dúvidas.

As inscrições para a  XXII Olimpíada Brasileira de Informática - OBI2020 já estão abertas e as provas da Fase 1 ocorrerão no dias 15 e 16 de junho para a modalidade programação e nos dias 22 e 23 de junho para modalidade iniciação. O Instituto de Informática tem 18 competidores inscritos.

Para mais informações sobre a olimpíada, consulte a página da OBI.

Categorias: Notícias OBI