Inteligência Artificial (início em 2020)

A Inteligência Artificial no Instituto de Informática

 
A discussão interna para a criação de um Bacharelado em Inteligência Artificial remonta a 2017, embora a atuação do INF na área de conhecimento seja anterior à própria formação do INF por meio de pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos de seus docentes. Para efeito histórico, é importante registrar alguns eventos recentes e que de alguma forma revelam a atenção que a área de conhecimento tem despertado.
 
Em agosto de 2017, foi realizado um Workshop contendo os resultados de projetos executados por estudantes das disciplinas de pós-graduação (stricto sensu) relacionadas a IA e ministradas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do INF. Um dos objetivos do evento foi proporcionar uma visão prática e ampla dos resultados dos projetos principalmente para o público externo à Universidade. O evento foi realizado no dia 15 de agosto de 2017, no pátio do Instituto de Informática, com a presença de dezenas de convidados não apenas do Estado de Goiás. Alguns convidados fizeram parte Comissão Julgadora dos trabalhos expostos e escolheram os trabalhos premiados. Em função da surpresa com a qualidade dos trabalhos, um dos jurados convidados sugeriu e patrocinou uma nova rodada do evento na semana seguinte em um hotel de Goiânia. Esta segunda rodada foi realizada no dia 22 de agosto de 2017 com presença ainda maior de convidados locais e de outros Estados.
 
Entre os dias 5 e 9 de fevereiro de 2018, foi realizado a primeira Deep Learning Brasil Summer School. Uma Escola de Verão voltada para a disseminação da técnica de Deep Learning, uma das técnicas mais utilizadas no campo da IA atualmente. Foram recebidos mais de 504 pedidos de inscrição de 15 Estados diferentes e 3 países para um total inicial de 40 vagas, que foi ampliado para 90 vagas.
 
Em Abril de 2019, mais uma edição do Workshop de trabalhos de IA foi realizada em um Hotel de Goiânia. O evento recebeu cerca de 1500 visitantes.
 
Diante das informações obtidas e compartilhadas com vários setores da economia e com a administração pública em diversos escalões nos últimos anos, o INF se oferece para que a UFG tenha a oportunidade de criar o primeiro Bacharelado em Inteligência Artifcial entre as Universidades Federais do Brasil.
 

Informações do Curso:

  • Nome do curso: Inteligência Artificial
  • Habilitação: Bacharelado
  • Duração: 8 semestres
  • Localização: Goiânia - Câmpus Samambaia
  • Período: Integral
  • Forma de Ingresso: Sistema de Seleção Unifcada (SiSU)
  • Vagas: 40 vagas anuais (entrada no primeiro semestre)
 

O bacharelado em Inteligência Artificial na mídia

 

Bom Dia Goiás - UFG oferece curso superior de inteligência artificial

Rádio Jovem Pan Goiânia - Show da Manhã - 05.09.19 - Anderson Soares - Goiás sendo referência em Inteligência Artificial!

CBN Goiânia - Universidade Federal de Goiás cria o primeiro curso de Inteligência Artificial do país